SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Violência conjugal em uma perspectiva relacional: homens e mulheres agredidos/agressores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FIGUEIREDO, Mário Gomes de  e  BORLOTI, Elizeu Batista. Resolução de problemas na atenção ambulatorial da esquizofrenia. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 207-238. ISSN 1516-3687.

Com a reforma psiquiátrica, muitas famílias de portadores de transtornos mentais passaram a enfrentar problemas relacionados à atenção ambulatorial. Este artigo analisa verbalizações de resolução para problemas da atenção ambulatorial da esquizofrenia, em famílias de usuários de um CAPS tipo II, ocorridas no contexto de uma discussão, interpretando quais verbalizações atuariam como regras na resolução dos problemas identificados. Participaram da pesquisa cinco famílias de classe popular, com renda variando de 2 a 4 salários mínimos. As interações verbais dos familiares foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas, a partir da teoria sobre comportamento verbal na resolução de problema e comportamento verbalmente mediado (regras), proposta pelo Behaviorismo Radical. Os resultados obtidos indicaram que o comportamento agressivo do usuário e sua recusa em tomar a medicação foram, dentre todas as situações identificadas como problemas, aquelas verbalizadas por todas as famílias participantes. As verbalizações de resolução geralmente foram generalizações de ações bem sucedidas em ocasiões vividas pelas famílias, e os dados sugeriram que suas formulações em alguns casos atuam como regra no enfrentamento de problemas semelhantes.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Atenção ambulatorial; Resolução de problema; Regras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )