SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Atendimento especializado a adolescentes portadores de transtornos psiquiátricos: um estudo descritivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CASTANHA, Alessandra Ramos  e  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Representações sociais de agentes comunitários de saúde acerca da aids. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 17-30. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa teve como objetivo apreender as representações sociais (RS) de agentes comunitários de saúde (ACSs) acerca da aids. Participaram 70 ACSs, de ambos os sexos, com média de idade de 26 anos. Foram utilizados, como instrumentos, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevistas semi-estruturadas. O material coletado pelo TALP foi processado pelo software Tri-deux-mots, por meio da análise fatorial de correspondência, e o da entrevista foi categorizado pela análise temática de conteúdo. Os resultados indicaram que a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi ancorada nas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), sendo representada como uma doença incurável e que o sofrimento perpassa pela morte iminente, assim como pelo preconceito. As principais formas de transmissão foram o sexo oral, o sexo anal, seringas contaminadas, transfusão sanguínea e o leite materno. A prevenção passa pelo uso da camisinha, palestras, informações e apoio familiar. Faz-se necessário a formulação de políticas públicas de educação e promoção em saúde para os ACS’s, com o intuito de disponibilizar recursos teórico-práticos na prevenção às DSTs e aids.

Palavras-chave : Aids; Agentes comunitários de saúde; Representações sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )