SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Representaciones sociales de agentes comunitarios de salud acerca del sidaDrogas en la adolescencia: temores y reacciones de los padres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

ESPOSITO, Beatriz Pontes  y  SAVOIA, Mariângela Gentil. Atendimento especializado a adolescentes portadores de transtornos psiquiátricos: um estudo descritivo. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 31-40. ISSN 1516-3687.

Este trabalho tem por objetivo descrever as características clínicas e sociodemográficas da população adolescente usuária de um serviço de saúde mental na cidade de São Paulo. Foram entrevistados 107 pais e cuidadores de adolescentes (idade entre 12 e 18 anos; 71,9% pertencente ao sexo masculino) selecionados aleatoriamente a partir de um total de 213 adolescentes atendidos no ano de 2001. Uma entrevista estruturada foi administrada a todos os pais e cuidadores dos pacientes selecionados. O diagnóstico de maior prevalência na população atendida foi o de Transtorno Global do Desenvolvimento. Em relação à escolaridade, verificou-se que 8% dos adolescentes entrevistados nunca haviam freqüentado a escola. Tendo em vista esses resultados, cabe ressaltar a importância de determinados aspectos da assistência ao adolescente na esfera da saúde mental: regionalização dos serviços; suporte às famílias; envolvimento de recursos comunitários; abordagem multidisciplinar e inclusão escolar.

Palabras clave : Saúde mental; Adolescentes; Serviços de saúde; Diagnóstico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )