SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Drogas en la adolescencia: temores y reacciones de los padresInteligencia emocional y evaluación de alumnos y supervisores: evidencias de validad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MATOS, Marlene; MACHADO, Carla; CARIDADE, Sónia  y  SILVA, Maria João. Prevenção da violência nas relações de namoro: intervenção com jovens em contexto escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 55-75. ISSN 1516-3687.

A investigação da violência no namoro tem demonstrado a importância da prevenção junto das populações juvenis. Descreve-se uma experiência de prevenção nesse domínio. Os objetivos foram promover a aquisição de conhecimentos acerca do fenômeno; capacitar para o reconhecimento de situações íntimas abusivas; identificar e produzir mudanças nas crenças sócio-culturais que sustentam esse tipo de violência; desenvolver competências para gerir uma situação de violência pelo parceiro; informar acerca dos recursos na comunidade. Os dois ensaios desenvolvidos foram avaliados em diferentes momentos (pré e pós-teste) e um dos ensaios incluiu ainda uma avaliação follow-up. Uma avaliação qualitativa do programa foi também considerada. Na avaliação da eficácia destas intervenções concluímos que as ações desenvolvidas têm efeitos positivos para ambos os sexos, traduzindo-se numa menor tolerância dos participantes face à violência. A concluir, refletimos sobre as limitações deste tipo de ações e apresentamos formas de aperfeiçoar a prevenção junto dos jovens.

Palabras clave : Prevenção; Violência no namoro; Atitudes e crenças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )