SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Prevenção da violência nas relações de namoro: intervenção com jovens em contexto escolarUm estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FREITAS, Fernanda Andrade de  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Inteligência emocional e avaliação de alunos e supervisores: evidências de validade. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 77-93. ISSN 1516-3687.

O construto inteligência emocional tem sido bastante difundido por diversos pesquisadores. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo propor evidências de validade para o teste Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT correlacionando-o com um instrumento de avaliação dos supervisores. O teste foi respondido por 83 alunos do curso de Psicologia, coletivamente, e 10 supervisores avaliaram os seus respectivos alunos com base em um instrumento. De acordo com os índices de consistência interna, é possível afirmar que os supervisores são mais consistentes do que os alunos. O teste MSCEIT foi mais indicado para identificar pessoas com baixa capacidade em gerenciar as suas emoções. Por meio das análises dos dados, reconhece que mais uma interpretação dos resultados foi oferecida ao teste que avalia a inteligência emocional, e confirmou-se a sua utilidade na área de formação de psicólogos.

Palavras-chave : Validade; Inteligência emocional; Avaliação psicológica; Formação de psicólogos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )