SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1A study about scientific literacy with students from Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FARINAS LEON, Gloria  and  GARCIA NIUBO, David. As tarefas da psicologia atual no campo das ciências sociais (uma aproximação a partir do enfoque da complexidade). Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 107-118. ISSN 1516-3687.

No presente trabalho se estuda o problema da construção transdisciplinar nas ciências sociais e as tarefas da psicologia diante tal exigência. Parte-se, tanto das demandas epistemológicas próprias do desenvolvimento da teoria científica quanto das necessidades da prática. A psicologia desenvolve um papel importante em tal obra como uma ciência integradora do biológico e o social. A análise se realiza desde uma perspectiva dialética sobre o sujeito dentro de sua situação social de desenvolvimento - princípio chave da psicologia vygotskiana. O enfoque da complexidade contribui com critérios fundamentais para conseguir tal visão integradora.

Keywords : Complexidade; Transdisciplinariedade; Ciências sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )