SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Portuguese version of “revised conflict tactics scales”: validation studyA study of values as cross-cultural competencies: a potential source of self-esteem? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MACEDO, Elizeu Coutinho de et al. Avaliando linguagem receptiva via teste de vocabulário por imagens peabody: versão tradicional versus computadorizada. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 40-50. ISSN 1516-3687.

Instrumentos padronizados de avaliação da linguagem permitem detecção precoce de atraso de linguagem e intervenção precoce para prevenir fracasso escolar. Este estudo comparou o desempenho de pré-escolares nas versões tradicional e computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, correlacionou as pontuações nessas versões e descreveu a evolução do vocabulário receptivo em função de idade e série escolar. Noventa crianças de 4 a 6 anos de idade do ensino infantil de uma escola particular da cidade de São Paulo foram avaliadas nas duas versões. Anovas Unifatoriais revelaram crescimento significativo da pontuação nas duas versões como função da idade. Houve também correlação positiva significativa entre as versões. Tais resultados sugerem a validade da versão computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody para detecção precoce de dificuldades de aprendizagem resultantes de vocabulário receptivo pobre.

Keywords : Linguagem; Compreensão; Teste Peabody; Neuropsicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )