SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Versão Portuguesa das“escalas de táticas de conflicto revisadas”: estudo de validaçãoUm estudo de valores como competências interculturais: uma fonte potencial de auto estima? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MACEDO, Elizeu Coutinho de et al. Avaliando linguagem receptiva via teste de vocabulário por imagens peabody: versão tradicional versus computadorizada. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 40-50. ISSN 1516-3687.

Instrumentos padronizados de avaliação da linguagem permitem detecção precoce de atraso de linguagem e intervenção precoce para prevenir fracasso escolar. Este estudo comparou o desempenho de pré-escolares nas versões tradicional e computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, correlacionou as pontuações nessas versões e descreveu a evolução do vocabulário receptivo em função de idade e série escolar. Noventa crianças de 4 a 6 anos de idade do ensino infantil de uma escola particular da cidade de São Paulo foram avaliadas nas duas versões. Anovas Unifatoriais revelaram crescimento significativo da pontuação nas duas versões como função da idade. Houve também correlação positiva significativa entre as versões. Tais resultados sugerem a validade da versão computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody para detecção precoce de dificuldades de aprendizagem resultantes de vocabulário receptivo pobre.

Palavras-chave : Linguagem; Compreensão; Teste Peabody; Neuropsicologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )