SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2A study of values as cross-cultural competencies: a potential source of self-esteem?The sandplay on psychological attendance of an amputated inferior member patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

REY, Fernando Luis González. As representações sociais como produção subjetiva: seu impacto na hipertensão e no câncer. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 69-85. ISSN 1516-3687.

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa orientada ao estudo da forma em que o conceito de representação social influencia os processos de subjetivação da doença em pessoas com câncer e hipertensão. As representações sociais são redefinidas desde uma perspectiva histórico-cultural sobre a subjetividade, defendendo-se a dimensão de sentido subjetivo na definição ontológica desse conceito. Na base desta definição a pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada no caráter construtivo interpretativo da investigação. Esta definição metodológica permite a construção teórica das conseqüências das representações sociais nos processos de subjetivação da doença.

Keywords : Representações sociais; Sentido subjetivo; Subjetividade; Hipertensão; Câncer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )