SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Um estudo de valores como competências interculturais: uma fonte potencial de auto estima?O jogo de areia no atendimento psicológico de paciente com membro inferior amputado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

REY, Fernando Luis González. As representações sociais como produção subjetiva: seu impacto na hipertensão e no câncer. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 69-85. ISSN 1516-3687.

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa orientada ao estudo da forma em que o conceito de representação social influencia os processos de subjetivação da doença em pessoas com câncer e hipertensão. As representações sociais são redefinidas desde uma perspectiva histórico-cultural sobre a subjetividade, defendendo-se a dimensão de sentido subjetivo na definição ontológica desse conceito. Na base desta definição a pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada no caráter construtivo interpretativo da investigação. Esta definição metodológica permite a construção teórica das conseqüências das representações sociais nos processos de subjetivação da doença.

Palavras-chave : Representações sociais; Sentido subjetivo; Subjetividade; Hipertensão; Câncer.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )