SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O jogo de areia no atendimento psicológico de paciente com membro inferior amputadoA educação e a psicanálise: um encontro possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MENEGHELLO, Mayra Helena Bonifácio Gaiato; PEREIRA, Rodrigo Fernando  e  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Eficácia em longo prazo no tratamento comportamental com uso de alarme para enurese noturna em crianças e adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 102-111. ISSN 1516-3687.

O tratamento para enurese noturna com uso de aparelho de alarme é o mais efetivo dentre os tratamentos disponíveis. Para considerar um tratamento eficaz, é necessário que seus resultados se mantenham por pelo menos um ano após o seu término. O objetivo do trabalho é realizar o seguimento das crianças e adolescentes enuréticos que passaram por triagem junto ao Projeto Enurese entre 2001 e 2003. Foram contatados 36 participantes, sendo 24 tratados e 12 apenas triados, sendo entre eles investigada, por telefone, a situação atual da enurese e a passagem ou não por outros tratamentos. As crianças atendidas mantiveram o índice de mais de 80% de sucesso, com apenas dois casos (9%) de recaída. Entre os não atendidos, em apenas três casos houve remissão espontânea. Verifica- se a importância de realizar um tratamento para a enurese noturna, além da eficácia em longo prazo do tratamento realizado pelo Projeto Enurese. Contudo, a amostra restrita é um fator limitador deste trabalho.

Palavras-chave : Seguimento; Enurese noturna; Aparelho de alarme; Eficácia de tratamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )