SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Long-term efficacy of alarm behavioral treatment for nocturnal enuresis with children and adolescentsNarrative in psychological science as a process of meaning constrution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RIBEIRO, Maviane Vieira Machado  and  NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. A educação e a psicanálise: um encontro possível. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 112-122. ISSN 1516-3687.

O presente artigo tem por objetivo discutir possibilidades de interfaces entre as áreas da Educação e da Psicanálise, especialmente no contexto de uma educação terapêutica. Para tanto, partiu-se das contribuições teóricas de Freud e de Lacan, articulandoas ao que tem sido produzido atualmente no campo educativo. Privilegiaram-se, também, algumas contribuições advindas da prática terapêutica em uma instituição para crianças autistas e psicóticas. Nesse entrelaçamento, observou-se o efeito desempenhado pelo olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, desvelando o papel desempenhado, pelas práticas educativas, na constituição e no devir do sujeito.Concluiu-se que a articulação entre as duas áreas é possível e contribui positivamente para o desenvolvimento de ambas e dos que delas se utilizam. Reafirma-se, pois, a necessidade da abertura de campos de interlocução entre essas áreas que tratam, aqui, especificamente, do desenvolvimento humano.

Keywords : constituição do sujeito; distúrbios globais do desenvolvimento; teoria psicanalítica; educação especial; desenvolvimento humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )