SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier et al. Evidências de validade para o Teste Pictórico de Memória: relação com a inteligência. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 14-26. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi verificar evidências de validade para o Teste Pictórico de Memória. Participaram 436 indiv íduos, sendo 182 do sexo masculino e 254 do feminino,com idades variando de 10 a 60 anos, que cursavam desde a segunda série do Ensino Fundamental até cursos universitários. Foram aplicados o Teste Pictórico de Memória e o Teste de Racioc ínio Inferencial de forma coletiva. Os resultados revelaram correlações variando de 0,19 até 0,44 para os três ambientes que compõem o Teste Pictórico de Memória, e correlações variando de 0,40 até 0,56, quando considerada a pontuação total do teste. Quanto aos grupos extremos, os indiv íduos com alta e baixa pontuação no Teste de Raciocínio Inferencial apresentaram diferenças nas quatro medidas do Teste de Memória. Dessa forma, evidências de validade de critério concorrente e por grupos extremos foram verificadas para o Teste Pictórico de Memória.

Palavras-chave : Memória; Inteligência; Avaliação psicológica; Validade; Testes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )