SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Evidências de validade para o Teste Pictórico de Memória: relação com a inteligênciaO ser interior, o self e as pertubações psíquicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MUNIZ, Monalisa; PRIMI, Ricardo  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipais. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 27-41. ISSN 1516-3687.

A inteligência emocional supostamente contribui para o controle do estresse,no entanto não há pesquisas suficientes que sustentem essa posição. O presente estudo buscou investigar as relações entre inteligência emocional e estresse. Participaram 24 guardas municipais e os instrumentos aplicados foram: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test V2.0 (MSCEIT) e Inventário de Sintomas de stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados obtidos demonstraram que não houve correlação significativa entre estresse e o escore geral da inteligência emocional. No entanto, quando se analisaram os escores nas tarefas (Faces, Figuras, Facilitação, Sensações, Transições, Misturas, Administração de Emoções, Relações Emocionais), que compõem o instrumento da inteligência emocional, pôdese constatar que o grupo que apresentou estresse demonstrou escores mais elevados nas tarefas Sensações e Relações Emocionais. De modo geral, parece que os indivíduos estressados são mais suscetíveis a experimentar emoções com menos interferência do raciocínio.

Palavras-chave : Inteligência emocional; Estresse; Guarda municipal; Avaliação psicológica; Psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )