SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipaisAvaliação do controle inibitório em TDAH por meio do teste de geração semântica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TRINCA, Walter. O ser interior, o self e as pertubações psíquicas. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 42-60. ISSN 1516-3687.

É introduzida a noção de ser interiorna psicanálise com a finalidade de tomá-lo como núcleo essencial e diferenciá-lo do self. Nas relações entre ambos, maior ou menor influência do primeiro sobre o segundo implica modalidades diferentes de self, porque este tende a se organizar sob a influência daquele. O afastamento dessa influência corresponde a distanciamento de contato da pessoa consigo própria. Nesse caso, define-se um fator res - ponsável por perturbações psíquicas, denominado distanciamento de contato. Quando ocorre, há patologias oriundas da sensorialidade e da fragilidade do self, em conformidade com determinadas “escolhas” patológicas. Isso corresponde à incidência de fatores básicos sobre o self. Com base nessas idéias, o autor apresenta um modelo destinado à compreensão das perturbações psíquicas. Nesse modelo, elas se tornam metodologicamente organizadas, sendo classificadas e unificadas por graus de distanciamento de contato, que estabelecem correspondências com graus de sensorialidade e de fragilidade do self.

Palavras-chave : Psicanálise/metapsicologia; Metodologia psicanalítica; Teorias psicanalíticas; Teorias psicológicas; Instâncias psíquicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )