SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The inner being, the self and the psychic disordersStandardization of trauma symptoms checklist for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ASSEF, Ellen Carolina dos Santos; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  and  CAPOVILLA, Fernando César. Avaliação do controle inibitório em TDAH por meio do teste de geração semântica. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 61-74. ISSN 1516-3687.

Componente de processos executivos, controle inibitório refere-se à habilidade de inibir respostas competitivas. Freqüentemente se encontra prejudicado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pode ser avaliado por escore e tempo de reação em tarefas de geração semântica. Nelas, o participante é exposto a figuras de substantivos e deve dizer um verbo pertinente a cada substantivo. Pessoas com TDAH podem ter dificuldade com substantivos de alta seleção, que evocam muitos verbos, mas não com substantivos de baixa seleção, que evocam poucos. Este estudo investigou características psicométricas do Teste de Geração Semântica Computadorizado. O teste foi aplicado a 62 crianças entre 8 e 12 anos, 31 diagnosticadas por psiquiatra como tendo TDAH, e 31 sem TDAH. Análises de precisão apontaram coeficientes bastante satisfatórios. Crianças com TDAH apresentaram maior tempo de reação que as demais para substantivos de alta seleção. Isso sugere maior dificuldade em selecionar dentre verbos, inibindo respostas concorrentes.

Keywords : Controle inibitório; Hiperatividade; Avaliação neuropsicológica; Precisão; Validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )