SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Avaliação do controle inibitório em TDAH por meio do teste de geração semânticaCoaching de executivos: adaptação e estágio de mudanças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MOHAMMADKHANI, Parvaneh et al. Normatização da escala de sintomas de trauma para crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 75-85. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi normatizar e estudar a confiabilidade e validade da Escala de Sintomas de Trauma para Crianças - Trauma Symptom Checklist for Children(TSCC-A). Os dados normativos para a TSCC-A foram baseados em 3.042 estudantes que participaram de um estudo sobre prevalência de abuso infantil que abrangeu 19 cidades diferentes de Teerã e 140 participantes que haviam fugido de instituições para crianças de Teerã. Depois que o TSCC foi validado em crianças que sofreram abuso e que fugiram, ele foi disponibiliza - do aos pesquisadores que fazem estudos maiores com grupo normativo. A análise de confiabilidade da escala TSCC-A na amostra normatizada mostrou uma alta consistência interna. As evidências para essa validação (convergência, discriminação e validade de construto) mostraram que foram aceitas significativamente. Este artigo apresenta dados demonstrando a con - fiabilidade e a validade psicom étrica da escala TSCC-A na população de estudantes iranianos. Sugere-se incluir a escala TSCC-A na categoria de bateria de testes normatizados.

Palavras-chave : Normatização; Escala de sintomas de trauma; Crianças iranianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )