SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A atenção pública à saúde e a constituição simbólica do Sistema Único de Saúde: representações socioprofissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PRADA, Cynthia Granja; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque  e  WEBER, Lídia Natália Dobrianskyj. Abrigos para crianças vítimas de violência doméstica: funcionamento relatado pelas crianças e pelos dirigentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 14-25. ISSN 1516-3687.

Os abrigos para crianças vítimas de violência doméstica foram alvos de vários estudos no Brasil, em razão da falta de qualidade no atendimento às crianças. Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os abrigos foram gradualmente reformulados e os estudos passaram a avaliar a qualidade dessas instituições. Este estudo teve por finalidade analisar a rotina de funcionamento de abrigos das cidades de Curitiba e Santos. Em Curitiba participaram 30 crianças abrigadas em um abrigo tradicional e um do tipo casa lar, e os responsáveis por essas instituições; em Santos participaram dirigentes de cinco instituições de abrigo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com os dirigentes e com as crianças. Constatou-se que indicadores como número reduzido de crianças por cuidador eram respeitados na maioria deles. Contudo, quesitos como o respeito à individualidade e inserção na comunidade ainda não foram concretizados por todas as instituições. E por fim constatou-se presença de punição em um dos abrigos analisados.

Palavras-chave : Abrigo; Crianças vítimas de violência doméstica; Indicadores de qualidade de abrigos; Comunidade; Cuidador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )