SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Abrigos para crianças vítimas de violência doméstica: funcionamento relatado pelas crianças e pelos dirigentesAs orientações metodológicas dos professores: relação entre as dimensões da prática e a percepção dos resultados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Denize Cristina de; GOMES, Antonio Marcos Tosoli; SA, Celso Pereira de  e  ACIOLI, Sonia. A atenção pública à saúde e a constituição simbólica do Sistema Único de Saúde: representações socioprofissionais. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 26-46. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho objetiva analisar os conceitos e as imagens construídos pelos profissionais de saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram estudados cem profissionais que atuam em cinco instituições públicas de saúde do Rio de Janeiro. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, analisadas pela técnica de análise lexical cruzada com o software ALCESTE 4.7. Os resultados apontam para as seguintes definições associadas ao SUS: lei normalizadora e reguladora das ações de saúde; modelo assistencial avançado; plano de saúde da população para facilitar o acesso; sistema de saúde integrado para atender a população; sistema de atendimento único e igual de saúde; direito do cidadão e dever do Estado; sistema que não gera os frutos que deveria. Os conceitos associados à sigla SUS estão enovelados por elementos participantes do conhecimento reificado, e também por construções subjetivas do grupo de profissionais, no entanto a sua compreensão e definição pelos sujeitos sociais não acompanham a mesma unicidade da proposta filosófica.

Palavras-chave : SUS; Representações sociais; Conceitos; Políticas públicas de saúde; Profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )