SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The methodological orientations of teachers: relation between the practice dimensions and the perceptions of the resultsThe Brazilian media’s role in the construction of the social representations of food-safety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  COSTA, Tadeu Lessa da. A zona muda das representações sociais sobre o portador de HIV/AIDS: elementos normativos e contranormativos do pensamento social. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 73-91. ISSN 1516-3687.

Trata-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo, tendo por objetivo analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de enfermeiros acerca da pessoa com HIV/AIDS, considerando seus elementos explicitados e não explicitados (zona muda). Teve por sujeitos 150 enfermeiros de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se a técnica de evocações livres e a de substituição. Para análise dos dados, utilizou-se o Quadro de Quatro Casas e comparou-se estatisticamente o conjunto das evocações tradicionais e em situação de substituição, com auxílio do software EVOC. Como elementos provavelmente centrais na representação, em coleta tradicional, emergiram: educação em saúde, proteção profissional e tratamento. Para a substituição, destacaram-se: medo, preconceito e homossexualidade, que consistiram, entre outros, em possíveis elementos de zona muda. Concluiu-se que o método empregado mostrou-se profícuo para um aprofundamento nos estudos de representações sociais do HIV/AIDS.

Keywords : Síndrome da imunodeficiência adquirida; Portador; Representações sociais; EVOC; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )