SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A zona muda das representações sociais sobre o portador de HIV/AIDS: elementos normativos e contranormativos do pensamento socialA enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS): repensando os princípios e conceitos de sustentação da atenção à saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALLAIN, Juliana Mezzomo  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. O papel da mídia brasileira na construção das representações sociais de segurança alimentar. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 92-108. ISSN 1516-3687.

Nos anos 1990, em alguns países da Europa, como a Inglaterra e a França, segurança alimentar deixa de significar uma luta contra a fome, passando a se referir à qualidade dos alimentos. A abundância e os pânicos alimentares nesses países levaram à transformação da representação desse termo, tendo a mídia um papel fundamental nessa transformação. O Brasil é um país de contrastes sociais, abrangendo uma classe média com padrões de consumo globalizados e outra grande parte da população em situação de subnutrição ou fome. O objetivo desta pesquisa foi verificar as representações sobre segurança alimentar divulgadas pela mídia impressa brasileira. Foram coletados todos os artigos publicados sobre esse tema no jornal Folha de São Paulo entre 2000 e 2005. Os dados foram analisados com ajuda do programa ALCESTE. Os resultados mostram que o tema da segurança alimentar ainda é retratado no combate à fome, com pouco espaço dedicado à questão da segurança sanitária alimentar.

Palavras-chave : Representações sociais; Segurança alimentar; Mídia impressa; Fome; Consumo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )