SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The Brazilian media’s role in the construction of the social representations of food-safetyDiagnostic strategies and psychological assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GOMES, Antonio Marcos Tosoli; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  SA, Celso Pereira de. A enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS): repensando os princípios e conceitos de sustentação da atenção à saúde no Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 109-125. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetiva analisar a constituição e o estado da arte do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das representações dos enfermeiros, junto a instituições de saúde do Rio de Janeiro, buscando identificar e caracterizar as políticas de saúde efetivadas e as diferentes práticas desenvolvidas no município. Adotou-se a teoria de representações e de memória social, e o estudo foi desenvolvido em cinco instituições com 20 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados pelo software ALCESTE 4.7. Os resultados se organizaram em dois blocos temáticos: a organização do sistema e sua constituição como representações, abarcando as classes “política de recursos humanos” e “o processo de ancoragem do SUS”. A organização do sistema no atendimento das demandas englobou as classes “o atendimento no contexto do SUS” e “a hierarquização das ações do sistema de saúde”. Destacam-se, concluindo, a importância dos enfermeiros para a implementação do SUS e a pertinência do referencial teórico utilizado.

Keywords : Enfermagem; Sistema de saúde; Pesquisa qualitativa; Representações; Memória social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )