SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Estrategias de diagnostico y evalluacion psicologica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

LIMA, Moisés da Cunha et al. Estimulação cerebral para o tratamento de dor neuropática. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 142-148. ISSN 1516-3687.

As alternativas terapêuticas para o tratamento da dor neuropática ainda são insatisfatórias apesar de a terapia farmacológica ter avançado muito nas últimas décadas. O completo restabelecimento do paciente em suas atividades diárias ainda é um desafio e tem como base uma abordagem interdisciplinar e o uso de outras intervenções além dos fármacos. Um dos desafios no tratamento de dor crônica é que esse distúrbio leva a modificações plásticas no cérebro que sustentam o quadro. O desenvolvimento das técnicas de estimulação cerebral demonstra que esses métodos podem ser uma opção importante no manejo da dor. Estudos recentes têm mostrado que essas técnicas revertem modificações plásticas por um longo período de tempo. Uma técnica de estimulação cerebral simples, de baixo custo e segura é a estimulação transcraniana por corrente contínua de baixa intensidade. Trata-se de procedimento não-invasivo e indolor capaz de modular a atividade cerebral localmente, apresentando efeitos terapêuticos. Pelo fato de a dor crônica ser um sintoma debilitante, contribuir com a diminuição da qualidade de vida e estar associada a uma disfunção do sistema nervoso central, a estimulação cerebral pode ter um resultado benéfico nesse grupo de pacientes.

Palabras clave : Estimulação cerebral não-invasiva; Dor neuropática; Manejo da dor; Tratamento; Neurociências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )