SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Inter-rater reliability and through test-retest method in Bender-System of Gradual Pontuation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ROCHA, Marina Monzani da; ARAUJO, Lucirley Guimarães de Sousa  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Um estudo comparativo entre duas traduções brasileiras do Inventário de Auto-avaliação para Jovens (YSR). Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 14-24. ISSN 1516-3687.

O Inventário de Auto-avaliação para Jovens é um questionário norte-americano de auto-avaliação de comportamento para jovens (de 11 a 18 anos). Uma revisão da literatura indicou a ausência de validação desse instrumento no Brasil e a coexistência de duas traduções, aqui denominadas Formas A e B. Para superar tal dificuldade, facilitando trabalhos futuros de validação, 90 adolescentes (M = 13,12; DP = 0,805) de três cidades brasileiras preencheram sucessivamente as duas traduções: metade deles na seqüência A-B e a outra metade na seqüência B-A. Nas duas situações, os participantes fizeram um intervalo correspondente a uma aula antes de preencherem a segunda forma. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas respostas dadas às duas formas. O índice de correlação entre A e B foi alto para a maioria das escalas analisadas, indicando equivalência de conteúdo entre elas. Conclui-se que o desejável é ter apenas uma forma em uso no Brasil, em função de os resultados terem demonstrado que as duas traduções são capazes de mensurar de maneira próxima os comportamentos propostos.

Keywords : Distúrbios do comportamento; Adolescência; YSR; Avaliação psicológica; Correlação estatística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )