SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1A comparative study between two Brazilian translations of the “Youth self-report” (YSR)Historical memory of Military Regime in three generations: factual contents and critical judgements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MARIN RUEDA, Fabián Javier; SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  and  SILVA, Marlene Alves da. Precisão entre avaliadores e pelo método teste-reteste no Bender-Sistema de Pontuação Gradual. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 25-35. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo investigar os coeficientes de precisão entre avaliadores e método teste-reteste do Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual (BSPG). Participaram 80 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, de um lar de abrigo numa cidade do interior do Estado da Bahia. O Bender foi aplicado de maneira coletiva de acordo com as orientações do manual, com intervalos de um mês entre as aplicações. A correção dos protocolos realizou-se, separadamente, por dois avaliadores que tinham bastante familiaridade com a correção e interpretação do teste. Os resultados mostraram excelentes coeficientes de precisão entre avaliadores tanto na primeira quanto na segunda aplicação (0,92 e 0,88, respectivamente). Em relação à precisão teste-reteste, os coeficientes encontrados também foram satisfatórios e muito semelhantes entre os avaliadores (0,70 e 0,73). Concluiu-se que o B-SPG apresenta bons índices de precisão, sugerindo- se, por isso, a sua utilização para a avaliação de dificuldades perceptomotoras.

Keywords : Teste de Bender; Precisão; Parâmetros psicométricos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )