SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Inter-rater reliability and through test-retest method in Bender-System of Gradual PontuationChron Illnness and nonspecific ulcerative rectocolitis: alexithymia and adaptation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SA, Celso Pereira de et al. A memória histórica do Regime Militar em três gerações: conteúdos factuais e juízos críticos. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 36-51. ISSN 1516-3687.

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa sobre a memória histórica do Regime Militar no Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a 201 sujeitos adultos, 207 idosos e 434 jovens. A análise dos dados realizou- se com base nas freqüências, em termos percentuais, de distribuição das respostas dos sujeitos pertencentes aos diferentes grupos etários, e, em cada um destes, dos sujeitos pertencentes a conjuntos de distintos níveis de escolaridade e orientações políticas. Os resultados mostram que a amplitude e a precisão na lembrança dos fatos e circunstâncias do período em questão decresce dos idosos para os adultos e destes para os jovens. A consistência dos juízos críticos sobre o Regime Militar decresce dos jovens para os idosos e destes para os adultos. A discussão dos resultados leva em consideração as características dos processos psicossociais de construção da memória histórica nos três diferentes conjuntos geracionais.

Keywords : Memória social; Memória histórica; Representações sociais; Regime militar; Gerações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )