SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Chron Illnness and nonspecific ulcerative rectocolitis: alexithymia and adaptationThe singularity of the otherness's role in language acquisition by sheltered children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

TORRES, Tatiana de Lucena  and  CAMARGO, Brígido Vizeu. Representações sociais da Aids e da Terapia Anti-retroviral para pessoas vivendo com HIV. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 64-78. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetiva caracterizar a representação social (RS) da aids e da terapia anti-retroviral (TARV) para pacientes soropositivos com adesão ao tratamento, usuários dos serviços de saúde pública em Florianópolis, Santa Catarina. Todos os participantes N = 60) apresentaram altos escores na escala de expectativa de auto-eficácia para seguir prescrição anti-retroviral z = 4,60; dp = 0,95), indicando adesão ao tratamento. Para análise de dados, os participantes foram divididos por sexo e condição clínica (sintomáticos e assintomáticos). Não houve associação significativa entre ausência de sintomas e desistência do tratamento (p = 0,53; p > 0,05). Análises textuais e lexicais das entrevistas revelaram que os participantes utilizam palavras técnicas e comparam a aids com câncer como meio de ancorar o novo conhecimento no outro preexistente. A aids deixa de ser a “doença do outro”, muito comum entre pessoas não infectadas, e passa a ser a “doença do mundo” para as pessoas que vivem com HIV.

Keywords : Representação social; Aids; Terapia anti-retroviral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )