SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Representações sociais da Aids e da Terapia Anti-retroviral para pessoas vivendo com HIVA influência da religião na busca do futuro cônjuge: um estudo preliminar em comunidades evangélicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BELTRAO, Fernanda Rabelo de Carvalho  e  CARVALHO, Glória. A singularidade do papel do outro na aquisição de linguagem de crianças abrigadas. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 79-94. ISSN 1516-3687.

A atividade interpretativa do outro tem papel essencial na aquisição de linguagem. Assim, com base no interacionismo de referencial estruturalista, o presente artigo objetiva discutir o papel de um outro específico - o cuidador - no percurso lingüístico de crianças abrigadas. Para atender a esse objetivo, realizou-se um estudo longitudinal, durante 11 meses, em uma instituição da Fundac/PE, tendo sido os diálogos de três crianças com a cuidadora responsável por elas registrados em áudio. Na análise de tais diálogos, destacaram-se os enunciados infantis que causaram estranhamento à cuidadora e/ou à investigadora e analisou-se a postura do outro/cuidador em relação a tais enunciados. Para realçar a singularidade do outro/cuidador, se fez uso de diálogos entre crianças e suas mães. Os resultados encontrados sugerem que o lugar de outro, assumido por um cuidador, apresenta marcas de singularidade que podem ser indicadas na forma como o outro/cuidador se relaciona com a fala infantil, como, por exemplo, na postura de indiferença que esse outro, muitas vezes, assume perante os enunciados insólitos das crianças.

Palavras-chave : Aquisição de linguagem; Papel do outro; Produções verbais estranhas; Crianças abrigadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )