SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A singularidade do papel do outro na aquisição de linguagem de crianças abrigadasMovimentos oculares na leitura de palavras isoladas por jovens e adultos em alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GARCIA, Agnaldo  e  MACIEL, Mariana Grassi. A influência da religião na busca do futuro cônjuge: um estudo preliminar em comunidades evangélicas. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 95-112. ISSN 1516-3687.

Apesar de a religiosidade afetar a satisfação no casamento, sua influência na busca do cônjuge é pouco investigada. O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência da religião no ideal do futuro cônjuge e as estratégias empregadas pelos jovens evangélicos nessa busca. Quanto ao método, foram entrevistados 20 jovens entre 18 e 25 anos, membros de comunidades evangélicas históricas (Igreja Presbiteriana) e neopentecostais (Igreja Universal do Reino de Deus) de Vitória. Como resultados, a maioria esperava encontrar o futuro cônjuge na mesma denominação ou fé, considerava importante o perfil religioso do futuro companheiro e reconhecia a influência da família e de amigos nessa questão. Apesar dos alvos semelhantes, as estratégias, nas duas denominações, diferiram em função da organização das atividades. Pôde-se concluir que a religião influenciou os alvos e as estratégias empregadas na busca do futuro cônjuge ou parceiro estável.

Palavras-chave : Religião; Evangélicos; Namoro; Casamento; Relacionamento interpessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )