SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A influência da religião na busca do futuro cônjuge: um estudo preliminar em comunidades evangélicasJung, entrelinhas: reflexões sobre os fundamentos da teoria junguiana com base no estudo do tema individuação em Cartas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OGUSUKO, Meiry Tiaki; LUKASOVA, Katerina  e  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Movimentos oculares na leitura de palavras isoladas por jovens e adultos em alfabetização. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 113-124. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de movimentos oculares de jovens e adultos em processo de alfabetização na leitura de palavras em português do Brasil. Os movimentos oculares foram analisados em 13 alunos do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), considerados já alfabetizados, com idade média de 48,33 anos, sendo sete mulheres e seis homens. Sete alunos estavam na terceira série e seis, na quarta série do ensino fundamental. Avaliação da inteligência não-verbal foi feita com o teste das Matrizes Progressivas Raven. Foi usado o equipamento TOBII ® para registro dos movimentos oculares. Observou-se que o nível intelectual dos alunos encontrava-se entre mediana e definitivamente abaixo da média. Foi observado efeito da freqüência de ocorrência e comprimento da palavra no número de fixações e de sacadas para a frente. O número de sacadas regressivas foi em função da regularidade, comprimento e freqüência das palavras. Resultados mostram que as sacadas regressivas foram as mais sensíveis às variáveis psicolingüísticas.

Palavras-chave : Leitura; Movimento ocular; Educação de jovens e adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )