SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Jung, between lines: considerations on the foundations of the jungian theory departing from the study of the theme individuation in LettersThe Transtheoretical Model in chemical dependence treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MOURA, Cynthia Borges de  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. O uso de vídeo em intervenções clínicas com pais: revisão da literatura e hipóteses comportamentais sobre seus efeitos. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 144-161. ISSN 1516-3687.

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura da área de intervenções clínicas que empregam o vídeo como estratégia de intervenção, principalmente na área de orientação de pais de crianças pré-escolares. Pretende-se, também, apresentar hipóteses funcionais sobre o processo comportamental implícito na obtenção de resultados positivos com o uso deste recurso. Discutem-se as vantagens do emprego do vídeo na otimização das orientações oferecidas, abreviando as intervenções, favorecendo a adesão, reduzindo os custos e levando ao alcance de resultados positivos no menor tempo possível.

Keywords : Videofeedback; Videomodelação; Orientação de pais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )