SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The use of videotape in clinical interventions with parents: literature review and behavioral hypothesis about their effectsFatherhood in times of change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SZUPSZYNSKI, Karen Priscila Del Rio  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. O Modelo Transteórico no tratamento da dependência química. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 162-173. ISSN 1516-3687.

O interesse em estudos que aprimorem o tratamento de dependência química aumenta diante do crescimento estatístico de usuários de drogas no Brasil. Uma das teorias que mais tem contribuído nesse contexto é a do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (Transtheoretical Model of Change), desenvolvido por James Prochaska e colaboradores nos anos 1970. No presente artigo, realizou-se uma revisão de estudos sobre a utilização do Modelo Transteórico em tratamento para dependência química. Consultaram- se as bases Pschynfo, Web of Science, Medline e Lilacs, com os descritores stages of change, substance abuse, treatment, assessment, drugs, addiction e readiness to change, entre 1996 e 2006. Também foram analisados livros e artigos que não se encontravam nas referências das fontes indexadas. Da literatura estudada, apenas uma pequena parte abordou, diretamente, o Modelo Transteórico relacionado ao uso de drogas ilícitas. A maioria dos estudos sugere mais pesquisas com populações específicas e para a avaliação dos outros construtos do MTT.

Keywords : Modelo Transteórico; Estágios de mudança; Drogas; Prontidão para mudança; Tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )