SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The Transtheoretical Model in chemical dependence treatmentAPA: denunciation and accommodation of abusive interrogations: a lesson for world Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

STAUDT, Ana Cristina Pontello  and  WAGNER, Adriana. Paternidade em tempos de mudança. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 174-185. ISSN 1516-3687.

A contemporaneidade pode ser classificada pela complexidade, sendo a diversidade das relações interpessoais um dos marcos destes novos tempos. Nesse sentido, vivemos em um momento de dúvidas quanto ao ser e estar no mundo, onde os papéis sociais e familiares estão cada vez menos definidos. Assim, este estudo discute como o homem vem se adaptando a essas transformações, mais especificamente quanto ao ser pai. Utilizando o referencial sistêmico de compreensão da realidade, que considera que a paternidade é construída na inter-relação de aspectos macro e microssistêmicos do contexto socio-histórico-cultural em que se encontra, percebe-se que a definição de pai na contemporaneidade tem se tornado cada vez mais elástica e difusa. Atualmente, coexistem elementos que reforçam a manutenção de uma estrutura tradicional nas relações, sendo a mãe a principal responsável pela família, e outros que atendem a uma demanda de maior inclusão e participação do homem na vida privada.

Keywords : Paternidade; Contemporaneidade; Relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )