SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Paternidade em tempos de mudançaDiscórdia conjugal: distúrbios psicológicos infantis e avaliação diagnóstica comportamental-cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ARRIGO, Jean Maria  e  LONG, Jancis. APA: denúncia e acomodação de interrogatórios abusivos: uma lição para o mundo da psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 186-199. ISSN 1516-3687.

Na turbulência dos ataques aos Estados Unidos em setembro de 2001, a política contra-terrorista na administração de George W. Bush envolveu psicólogos no desenho e implementação de interrogatórios abusivos em detidos estrangeiros. A Associação Americana de Psicologia (APA - American Psycological Association) declarou firmemente que o envolvimento de psicólogos na tortura é anti-ético, enquanto simultaneamente criou exceções para acomodar o envolvimento de psicólogos. Nós explicamos esta contradição em termos do crescimento histórico da psicologia dos Estados Unidos em ambiente militar e as complicações institucionais resultantes. Nós fechamos com uma recomendação para uma contribuição ética e instrumental da experiência psicológica aos interrogatórios de segurança nacional e com um apelo aos leitores internacionais para aprenderem com a lição para a psicologia mundial devida à tragédia da facilitação de interrogatórios abusivos pela APA.

Palavras-chave : Associação Americana de psicologia; Interrogação; Ética; História da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )