SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1APA: denúncia e acomodação de interrogatórios abusivos: uma lição para o mundo da psicologiaAs drogas no âmbito familiar, sob a perspectiva do cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  e  SOUZA, Carmen Lucia. Discórdia conjugal: distúrbios psicológicos infantis e avaliação diagnóstica comportamental-cognitiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 200-213. ISSN 1516-3687.

Três pontos principais em relação à abordagem comportamental-cognitiva são discutidos no artigo: 1. discórdia conjugal; 2. distúrbio psicológico infantil; 3. implicações clínicas da relação entre esses itens. As evidências de conflito familiar que justificam atenção psicológica à díade conjugal constituem-se como ponto de partida. Indicam-se subsídios de avaliação psicológica disponíveis ao psicólogo clínico para poder concluir se há discórdia conjugal na família que encaminha o filho à terapia. As percepções parentais de “filho difícil” são o ponto de partida para se chegar às noções de distúrbios psicológicos infantis externalizantes e internalizantes e a seus determinantes. Estabelece-se a distinção entre fatores causais diretamente ligados ao comportamento problemático infantil, e fatores causais indiretamente ligados a ele, como a discórdia conjugal, por exemplo. Conclui-se que, antes de definir o tratamento infantil mais apropriado, uma acurada avaliação diagnóstica se faz necessária. Essa será compreensiva, isto é, não se aterá ao contexto infantil imediato, mas será ampliada o bastante para alcançar o macrossistema, no qual seus familiares se inserem.

Palavras-chave : Distúrbio infantil; Conflito conjugal; Diagnóstico; Avaliação; Tratamento cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )