SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Discórdia conjugal: distúrbios psicológicos infantis e avaliação diagnóstica comportamental-cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Eroy Aparecida da et al. As drogas no âmbito familiar, sob a perspectiva do cinema. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 214-222. ISSN 1516-3687.

Por meio da imagem, o cinema trouxe ao homem a possibilidade de reconstruir a realidade de forma que o envolvimento psíquico-afetivo do público seja intenso. O objetivo desta comunicação breve é descrever, sob a perspectiva do cinema, diversos tipos de relações familiares na presença do uso de drogas. Realizou-se uma seleção de cinco filmes produzidos entre 1995 e 2001 que trabalham a temática do uso de drogas e das relações familiares. Os filmes selecionados foram: Bicho de sete cabeças (nacional); Traffic, Réquiem para um sonho, Diário de um adolescente (americanos); e Trainspotting - sem limites (europeu). O estudo focalizou três aspectos: dinâmica familiar, tipos de drogas utilizadas e as reações das famílias diante do problema. Identificaram-se três dinâmicas familiares: a) rígida e autoritária; b) permissiva e sem limites; e c) distante e dependente. As reações familiares diante do uso de drogas variam entre raiva, insegurança, culpa, cumplicidade e medo. Este estudo possibilitou o reconhecimento da importância do uso da imagem como recurso didático e terapêutico seja no treinamento de profissionais, seja na clínica de tratamento familiar.

Palavras-chave : Drogas; Família; Cinema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )