SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Diferentes perspectivas diante da conduta do estagiário em Psicologia no contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira; LUCIO, Patrícia Silva  e  SILVA, Daniel Márcio Rodrigues. Avaliação cognitiva de leitura: o efeito de regularidade grafema-fonema e fonemagrafema na leitura em voz alta de palavras isoladas no português do Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 16-30. ISSN 1516-3687.

Este estudo avalia o efeito de regularidade na leitura em voz alta de palavras isoladas. Crianças da 1ª à 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Belo Horizonte leram, em duas sessões, uma lista de 323 palavras de baixa freqüência. Os estímulos variaram de 4-8 letras e foram classificados em duas categorias de regularidade: grafema-fonema e fonema-grafema (regular e irregular). Medidas de tempo de reação (TR) e de porcentagens de erros foram coletadas. Considerando a regularidade grafema-fonema, um efeito de regularidade geral ocorreu apenas nos erros. Considerando a relação fonema-grafema, esse efeito apareceu tanto no TR quanto nos níveis de precisão da leitura dos participantes. Tais resultados sugerem que, em português, o nível de regularidade da escrita das palavras interfere na leitura. Em razão desses resultados, a metodologia usada para a construção de listas para a averiguação do efeito de regularidade na leitura em português é discutida.

Palavras-chave : Leitura em voz alta de palavras; Estratégia fonológica de leitura; Efeito de regularidade; Categorias de regularidade; Tempo de reação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )