SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação cognitiva de leitura: o efeito de regularidade grafema-fonema e fonemagrafema na leitura em voz alta de palavras isoladas no português do BrasilFatores biopsicossociais envolvidos na decisão de realização da cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FREITAS, Fernanda Andrade de. Diferentes perspectivas diante da conduta do estagiário em Psicologia no contexto clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 31-43. ISSN 1516-3687.

Este artigo tem como objetivo identificar a relação entre diferentes perspectivas relacionadas à conduta de estagiários em Psicologia no contexto clínico e de supervisão. Os sujeitos envolvidos foram 83 alunos, 10 supervisores e 33 clientes. Eles responderam aos instrumentos: auto-avaliação do aluno (AA), avaliação segundo o supervisor (AS) e avaliação do cliente (AC), respectivamente. Os instrumentos foram utilizados para avaliar o desempenho do aluno/terapeuta no processo de supervisão e atendimento clínico. Para a realização das análises dos dados, utilizaram-se a correlação e a ANOVA. Os resultados sugerem que as avaliações dos clientes estão relacionadas às avaliações dos supervisores e alunos. Nesse sentido, este estudo aponta para a necessidade de os alunos receberem feedbacks do seu desenvolvimento, como estagiários e supervisionados, embasados em diferentes perspectivas e em critérios definidos. As avaliações possibilitam ao aluno se auto-observar eficazmente, promovendo o seu amadurecimento como estagiário-terapeuta e supervisionado. Este estudo não esgota outras possibilidades e sugere que se desenvolvam outros estudos com amostras ainda mais significativas e instrumentos mais aprimorados.

Palavras-chave : Supervisão clínica; Estágio supervisionado; Formação em Psicologia; Atendimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )