SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Diferentes perspectivas diante da conduta do estagiário em Psicologia no contexto clínicoImportância da interdisciplinaridade para avaliação e acompanhamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MOLINER, Juliane de  e  RABUSKE, Michelli Moroni. Fatores biopsicossociais envolvidos na decisão de realização da cirurgia bariátrica. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 44-60. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o processo de tomada de decisão para realização da cirurgia bariátrica e os significados atribuídos ao sobrepeso e à cirurgia, e foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e individuais com seis participantes. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Os fatores etiológicos do sobrepeso foram: ansiedade, hábitos alimentares, sedentarismo, eventos estressores e tendência biológica. A decisão para realização da cirurgia foi caracterizada pela expectativa dos resultados para a saúde, as relações sociais e de trabalho e a auto-estima. A cirurgia foi significada como mudança radical, concretizada pela perda de peso instantânea e pelos cuidados no pós-cirúrgico. A decisão para realização desse procedimento requer um período de avaliação, preparação psicológica e acompanhamento do paciente no pré e pós-cirúrgico, considerando os significados atribuídos ao sobrepeso, à alimentação e à cirurgia, promovendo integração entre expectativas e ajustamento psicossocial.

Palavras-chave : Cirurgia bariátrica; Obesidade; Fatores biopsicossociais; Decisão; Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )