SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Fatores biopsicossociais envolvidos na decisão de realização da cirurgia bariátricaLiderança esportiva: estudo da percepção de atletas e técnicos no contexto competitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues et al. Importância da interdisciplinaridade para avaliação e acompanhamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 61-67. ISSN 1516-3687.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade caracteriza-se por padrões de desatenção e hiperatividade/impulsividade severos e persistentes que geram prejuízos ao indivíduo. A avaliação correta pode ser influenciada por comorbidades e dificuldades de caracterização. Assim, buscou-se conhecer as contribuições de psicólogos e psiquiatras na avaliação e acompanhamento/tratamento. Foram feitas entrevistas semidirigidas com dez psicólogos e oito psiquiatras. Os dados foram analisados de modo descritivo e qualitativo. Observou-se que os psicólogos e psiquiatras da amostra contribuem de maneira específica e que a junção desses campos do saber, pela prática da interdisciplinaridade, permite a melhor compreensão do transtorno e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de intervenção.

Palavras-chave : Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; Diagnóstico; Psicologia; Psiquiatria; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )