SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Leadership in sport: a study of athletes and coaches perception in the competitive contextBody image satisfaction and self-concept in teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MUSSA, Claudia  and  MALERBI, Fani Eta Korn. O impacto da atividade lúdica sobre o bem-estar de crianças hospitalizadas. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 83-93. ISSN 1516-3687.

A internação hospitalar de uma criança doente pode ser considerada uma situação produtora de estresse. Visando melhorar o estado de humor de crianças hospitalizadas, muitas intervenções têm empregado atividades lúdicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da atividade lúdica desenvolvida por um grupo de contadores de histórias sobre o estado emocional e as queixas de dor de crianças hospitalizadas. Quinze crianças com neoplasias malignas foram observadas, segundo um roteiro de comportamentos, e submetidas a uma escala de dor, e seus pais foram entrevistados antes e depois da visita dos contadores. Os resultados apontaram que a maioria das crianças aumentou a interação após a visita dos contadores, diminuiu as queixas de dor, ficou mais calma durante os procedimentos médicos, aumentou as movimentações pela enfermaria do hospital, além de apresentar maior aceitação dos alimentos. Esses dados indicam os efeitos positivos da atividade lúdica.

Keywords : Atividade lúdica; Hospital; Crianças; Dor; Humor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )