SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O impacto da atividade lúdica sobre o bem-estar de crianças hospitalizadasA difícil notícia do diagnóstico da síndrome de imunodeficiência adquirida para jovens: considerações psicanalíticas com base na perspectiva winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARTINS, Denise da Fonseca; NUNES, Maiana Farias Oliveira  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Satisfação com a imagem corporal e autoconceito em adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 94-105. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre satisfação com a imagem corporal e autoconceito de adolescentes, com o propósito de investigar a diferença de médias pelo tipo de escola, idade e gênero. A imagem corporal pode ser entendida como o desenho do corpo formado mentalmente, por meio de imagens e representações, e o autoconceito é o conhecimento que o sujeito desenvolve sobre si mesmo. Ambos os construtos são importantes para a análise do bem-estar psicológico na adolescência. Participaram da pesquisa 50 jovens com idade entre 14 e 17 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Utilizaram-se a escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) e a escala para Avaliação da Satisfação com a Imagem Corporal. As correlações entre os fatores dos testes foram, em sua maioria, significativas e positivas. Houve diferenças significativas de média em razão do gênero e do tipo de escola dos alunos, o que não ocorreu com relação à idade dos participantes.

Palavras-chave : Imagem corporal; Satisfação com a aparência; Autoconceito; Adolescentes; Auto-estima.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )