SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Satisfação com a imagem corporal e autoconceito em adolescentesSexo desprotegido e adolescência: fatores de risco e de proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MENCARELLI, Vera Lúcia; BASTIDAS, Lílian Sabião  e  VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. A difícil notícia do diagnóstico da síndrome de imunodeficiência adquirida para jovens: considerações psicanalíticas com base na perspectiva winnicottiana. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 106-120. ISSN 1516-3687.

O aumento da sobrevida de pacientes soropositivos com síndrome de imunodeficiência adquirida trouxe novos desafios para a clínica psicológica. A tarefa de comunicação do diagnóstico dessa infecção para crianças e jovens é um desses desafios. Essa questão foi abordada à luz de uma discussão sobre os conceitos winnicottianos de interrupção da continuidade de ser e de experiência completa. O trabalho insere-se em uma proposta de estudo de caso com base na narrativa psicanalítica. Os resultados permitem concluir que o processo de revelação diagnóstica pode ter seu impacto traumático atenuado quando familiares e a equipe cuidadora atuam no sentido de prover a sustentação emocional necessária para o paciente. Desse modo, favorece-se a vivência de uma experiência de aproximação da difícil verdade, que deixará de transformar-se, necessariamente, na supressão da possibilidade de a criança ou de o jovem se sentirem vivos, reais, integrados e espontâneos.

Palavras-chave : Psicanálise; Winnicott; HIV/aids; Trauma; Intervenção psicoterapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )