SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A difícil notícia do diagnóstico da síndrome de imunodeficiência adquirida para jovens: considerações psicanalíticas com base na perspectiva winnicottianaAto infracional e metáfora paterna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BENINCASA, Miria; REZENDE, Manuel Morgado  e  CONIARIC, Janaína. Sexo desprotegido e adolescência: fatores de risco e de proteção. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 121-134. ISSN 1516-3687.

A gravidez é a primeira causa de internações (66%) em moças com idade de 10 a 19 anos no Sistema Único de Saúde (SUS), e a aids tem sido responsável pelos anos potenciais de vida perdidos entre jovens. Neste estudo, buscou-se identificar a percepção dos adolescentes quanto à contaminação de HIV e aos fatores de risco relacionados à prática de sexo sem proteção. Para isso, selecionaram-se 32 adolescentes, distribuídos em dois grupos pertencentes à classe A e dois à classe D, conforme especificações da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). O método utilizado para coleta e análise dos dados foi o Grupo Focal. Os resultados apontados como causa dessa prática foram: os adolescentes têm pouca oportunidade de ter relações sexuais e não fazem uso das informações que possuem para se proteger. As conseqüências da prática de sexo desprotegido relatadas foram HIV/doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez precoce. Os fatores de proteção apresentados envolviam evitar o sexo e selecionar parceiros.

Palavras-chave : Adolescência; Sexo desprotegido; Fatores de risco e proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )