SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Community Psychology and Liberating EducationThe Fotolanguage©: a method of group work with therapeutical or formative perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ALMEIDA, Maria Emília Sousa. Vínculos de amor que favorecem a autonomia do desejo. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 162-179. ISSN 1516-3687.

Este artigo propõe uma reflexão a respeito do processo pelo qual se articulam o sofrimento psíquico do sujeito na infância, seus vínculos patológicos com seus objetos do desejo, sua ligação com a moral tradicional e sua influência por algumas idéias da cultura pós-moderna. Esses fatores constituem empecilhos à autonomia do desejo, com seu sentido de leis e princípios próprios ao desejo do sujeito. Faz-se uma interlocução entre recortes de situações clínicas - apreendidas pelo método psicanalítico - e a prática discursiva dos sujeitos no cotidiano. São examinadas sob o vértice dos déficits do sistema das representações em representar situações traumáticas e seus efeitos deletérios sobre a autonomia do desejo. Falhas da representabilidade psíquica devidas aos traumas nos vínculos iniciais constituem lacunas do eu. Junto com os ditames da pós-modernidade, distorcem o vínculo amoroso do sujeito com seu desejo e do outro. Conceitos de psicanalistas e sociólogos têm dado ensejo às construções hipotéticas da autora.

Keywords : Desejo; Autonomia; Vínculos; Representações; Afetos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )