SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A Fotolinguagem©: um método grupal com perspectiva terapêutica ou formativaFamília substituta: uma proposta de intervenção clínica na adoção tardia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CASTANHO, Pablo de Carvalho Godoy. A Fotolinguagem©: uma situação de referência para o trabalho de orientação psicanalítica com grupos que utilizam a mediação de objetos. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 192-201. ISSN 1516-3687.

A visão psicanalítica dos grupos que utilizam objetos de mediação é de grande valor no contexto brasileiro. Muitos psicólogos que trabalham em instituições com esse tipo de grupo possuem bons conhecimentos de psicanálise, mas não sabem como relacioná-los ao seu exercício profissional. Para fundamentar o uso de conceitos de psicanálise nesses grupos, inicia-se uma discussão sobre a noção de dispositivo em psicanálise e procede-se a uma retomada de alguns aspectos metapsicológicos e técnicos importantes, implicados na prática desses grupos. A influência da psicanálise operativa em nosso meio conduz a sugerir a possibilidade da ampliação dos campos de atuação dos grupos de mediação de orientação psicanalítica no Brasil. Nesse contexto, propõe-se que a Fotolinguagem©, tal como apresentada por Claudine Vacheret, representa não só um dispositivo de trabalho pertinente ao cenário brasileiro, mas possui, sobretudo, valor como um dispositivo de referência para a prática profissional e a pesquisa.

Palavras-chave : Dispositivo; Grupo; Psicanálise; Objeto mediador; Imagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )