SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Maintenance of stimuli equivalence classes: a study with students of fundamental school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RODRIGUES, Marisa Cosenza; RIBEIRO, Nathalie Nehmy  and  CUNHA, Priscila Campos. Evocação de termos mentais por pré-escolares: um estudo com narrativa por imagem. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 03-17. ISSN 1516-3687.

O estudo investigou a evocação de termos mentais em pré-escolares. As crianças foram recrutadas em uma escola particular de uma cidade mineira, as quais realizaram a leitura de um livro contendo narrativa por imagem. Mediante critério de conveniência, selecionaram-se 17 crianças de 5 anos e 17 de 6. Realizou-se a leitura individual do livro; os relatos foram gravados, transcritos e codificados com base na seguinte taxonomia: termos cognitivos, emocionais, de desejo/intenção e perceptivos. Os resultados evidenciaram que as crianças de 5 anos evocaram mais termos mentais (362) do que as de 6 (289). As mais velhas evocaram termos mais sofisticados, sugerindo que estas tendem a expressar uma linguagem mental mais elaborada em relação às crianças de 5 anos. A ênfase nos termos perceptivos evidencia que os dois grupos focalizaram as ações físicas dos personagens, colocando em discussão a estrutura do livro Truks (FURNARI, 1998) e realçando a necessidade de novas pesquisas com outros livros que contenham estruturas diferenciadas.

Keywords : Teoria da mente; Linguagem; Termos mentais; Narrativa por imagem; Educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )