SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Maintenance of stimuli equivalence classes: a study with students of fundamental schoolUrban spaces to (and of) play: an exploratory study in the city of Salvador (BA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SOARES, Adriana Benevides et al. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 35-49. ISSN 1516-3687.

O professor exerce uma atividade essencialmente relacional cuja qualidade das interações exercidas se reflete no desenvolvimento de competências sociais e acadêmicas de seus alunos. O sucesso dessas interações tende a variar em razão das habilidades sociais e dos indicadores sociodemográficos. Este trabalho teve como objetivo identificar e comparar o repertório de habilidades sociais de professores nos vários níveis de ensino e comparar as variáveis sociodemográficas tais como gênero, tipo de instituição, escolaridade e área em que atuam. Participaram deste estudo 264 docentes. Foi aplicado o inventário de habilidades sociais (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001b). Os principais resultados deste estudo apontam, principalmente, para a existência de diferenças significativas no que tange ao tipo de instituição, pública ou privada, na qual o professor atua, refletindo as demandas e exigências próprias dos dois sistemas. Os professores, em sua maioria, apresentaram bons repertórios de habilidades sociais, demonstrando que poderão servir de modelos de comportamento para seus alunos.

Keywords : Habilidades sociais; Relação professor-aluno; Competência social; Ensino público; Ensino privado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )