SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Comparative study of socials kills and socio-demographic variables of teachersMoralization about alcohol use among communitarian health workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COTRIM, Gabriela Souza; FIAES, Carla Silva; MARQUES, Reginalice de Lima  and  BICHARA, Ilka Dias. Espaços urbanos para (e das) brincadeiras: um estudo exploratório na cidade de Salvador (BA). Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 50-61. ISSN 1516-3687.

Com o crescimento dos grandes centros urbanos, os espaços públicos passaram a ser considerados locais inadequados e perigosos para as crianças e suas atividades lúdicas. O presente trabalho investigou como as crianças se apropriam dos espaços públicos na cidade de Salvador. Os dados foram obtidos por meio de registros fotográficos de eventos de brincadeira em quaisquer partes da cidade onde fossem encontradas crianças brincando. A coleta de dados aconteceu em dias diferentes, sendo em média realizados nos horários previamente constatados como de maior frequência de crianças. Registraram-se 21 eventos de brincadeiras, sendo 19 desenvolvidos em grupos de meninos e 2 em grupos mistos. Na análise dos dados, optou-se pelo uso combinado do método quantitativo e qualitativo. Este trabalho mostra que o uso que as crianças fazem da rua se diferencia por gênero e classe social.

Keywords : Brincadeiras infantis; Espaços urbanos; Apropriação; Ressignificação; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )