SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Espaços urbanos para (e das) brincadeiras: um estudo exploratório na cidade de Salvador (BA)Atividade física, cognição e envelhecimento: estudo de uma comunidade urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVEIRA, Pollyanna Santos da; MARTINS, Leonardo Fernandes  e  RONZANI, Telmo Mota. Moralização sobre o uso de álcool entre agentes comunitários de saúde. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 62-75. ISSN 1516-3687.

Uma das condições que mais apresentam uma conotação moralizante no mundo é o uso de álcool. O objetivo do presente artigo é investigar os estereótipos e a atribuição moral de agentes comunitários da saúde sobre a dependência de álcool. Participaram do estudo 197 agentes comunitários de saúde (ACS) de cinco cidades da Zona da Mata Mineira. Os instrumentos utilizados foram: questionário sobre características pessoais dos profissionais e questionário de avaliação sobre estereótipos e moralização do uso de álcool. Verificou-se que, para uso de álcool, o modelo de percepção que os ACS possuíam era moral e que uma das maiores dificuldades destes para lidar com determinados pacientes refere-se aos alcoolistas.

Palavras-chave : Alcoolismo; Estereotipagem; Atenção primária a saúde; Atitude; Agentes comunitários de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )